Opa! Hoje eu quero te contar duas coisas que gostaria de saber antes de começar a correr, são instruções que todo iniciante deveria saber para não se deixar levar pelo desânimo para se tornar hoje mesmo uma pessoa mais ativa em busca do seu objetivo.
Muitas pessoas me perguntam qual é o grande segredo para começar a correr a ponto de se tornar prazeroso.
O grande problema é que, começar a correr de qualquer jeito, sem saber de coisas essenciais que podem facilitar a sua evolução, pode te fazer abandonar a corrida.
Acredito que é preciso se sentir bem desde o primeiro dia para saber usar o grande potencial que a corrida oferece.
Coisas que gostaria de saber antes de começar a correr
Sei que parece difícil, e que você talvez acredite que não vai conseguir ou até está com vergonha de começar a correr.
O grande pulo do gato é você entender que correr, mesmo com preguiça, vai te dar consistência, e com isso se tornará mais seguro e naturalmente vai correr com prazer, sem ligar para o que as pessoas pensam. Mas isso só irá acontecer se você não desistir!
Talvez, seja a primeira vez que você está tentando correr ou quem sabe, você já tenha tentado e definitivamente, pensou em desistir da corrida por não ter conseguido se sentir seguro e prazer em correr.
Se você estiver nessa situação, você está no lugar certo. Fique presente para as duas coisas que gostaria de saber antes de começar a correr.
Acessórios nos motivam a correr
A primeira coisa é saber que simples acessórios nos motivam a correr, mas não pela estética e sim pela necessidade. Para começar a correr não precisa de muito investimento, a corrida é um dos esportes mais democráticos.
Mas não posso te enganar dizendo que não é preciso investir o mínimo, pois alguns acessórios são essenciais para você se sentir mais segura e dar suporte ao seu treino. E essa segurança muitas vezes se torna motivadora para voltar a correr mais vezes durante a semana.
Você já ouviu falar por aí que correr correr envelhece? Que esse esporte deixa a pele flácida e faz “tudo cair”? Pois é, não é assim que funciona, existem vários pontos importantes a serem ressaltados como a musculação aliada a corrida, entre outros.
A questão aqui é entender que se for correr no sol é importantíssimo usar uma viseira para se proteger da exposição aos raios ultravioleta e evitar que o suor escorra pelo rosto durante o treinamento aliado ao protetor solar, isso para evitar o envelhecimento precoce. Afinal, todos envelheceremos um dia, mas podemos evitar o aceleramento. O que envelhece é a falta de instrução.
Caso escolha correr em um local que não dispõe de água, é importante levar junto com você uma garrafa de água para manter a hidratação durante o percurso que pode ser colocada na bermuda com bolso na lateral ou em uma pochete. Eu mesma, não consigo correr mais de 1km sem água, mesmo acostumada a correr 16km. Imagine sendo iniciante, a água é um quesito importantíssimo.
Esses são apenas alguns exemplos de coisas que gostaria de saber antes de começar a correr, não importa a marca, são indispensáveis; a viseira ou boné, filtro solar, garrafa de água, bermuda com bolso ou pochete para guardar a garrafinha, celular e chaves.
É horrível estar no meio da corrida e do nada sentir exaustão pelo simples fato de não ter levado água. E na maioria das vezes só descobrimos que devíamos ter levado no meio do percurso.
São coisas simples e baratas que fazem toda a diferença!
O fato é que dependendo da sua primeira experiência com a corrida, pode se tornar o seu esporte favorito ou será a última vez que irá correr.
A segunda coisa que gostaria de saber antes de começar a correr é:
Emitir sons é normal
Ao começar a correr é normal se cansar logo nos primeiros metros, até porque o corpo está fazendo muito esforço e está fora de sua zona de conforto.
O problema é que emitimos alto o som da respiração e o som da pisada. Quando começamos a correr na rua e emitir o som de cansaço ou na pisada, todo mundo olha pra trás pra ver que barulho é esse. Não é diferente quando corremos na esteira, as pessoas na academia começam a reparar e até comentar. Já aconteceu com você?
Tá certo que com o tempo é possível reduzir as forças de impacto com o solo e também vamos ficando mais resistentes permitindo fazer corridas mais silenciosas, com menos barulho na respiração e passadas mais suaves.
A questão é, não se importe no que os outros pensam, a medida que continuar a corrida se sentirá mais autoconfiante. Lembre-se que correr exige fôlego e resistência física o qual adquirimos com o tempo, e emitir som acontece com a maioria das pessoas que decide começar a correr.
Use-a como uma oportunidade de lembrar de quando começou, use como referência. Por exemplo, hoje corro a mesma distância que meses atrás, sinto que não evoluí nessa questão, mas quando lembro que antes as pessoas olhavam para mim pelo barulho que eu emitia e hoje não olham mais, é também uma boa oportunidade de comemorar essa grande evolução na corrida! São nos pequenos detalhes que demonstram a progressão.
Moral da história, hoje ao correr no parque, faço questão de emitir barulho nos pés e as vezes na respiração aumento o volume para que as pessoas me deem espaço para passar hehehe
Saiba que emitir som é normal, ok?
Agora, você sabendo dessas duas coisas que gostaria de saber antes de começar a correr, vai se sentir mais confiante e capaz de correr com prazer e quem sabe incentivar as pessoas do seu meio a também ter mais qualidade de vida.
Diferente de mim, que tive que descobrir tudo na prática! 😉
Deixe seu comentário sobre o que achou dessas dicas, vou adorar ler e conhecer você!